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Consultor de Marketing digital
Você já parou para pensar que muitos dos seus investimentos em tráfego pago podem estar sendo desperdiçados por aplicar a mesma mensagem para leads em diferentes níveis de consciência? A grande virada de chave nas campanhas de alto ROI está justamente na otimização por jornada de compra. Quando você adapta seus anúncios, criativos, ofertas e CTA de acordo com o estágio do funil de conversão do seu público, os resultados se multiplicam.
Uma campanha genérica pode atrair cliques. Mas uma campanha por estágio da jornada é o que gera oportunidades reais. – Richard Alquati
Neste artigo, você vai entender como aplicar uma estratégia full-funnel na prática, explorando o conteúdo personalizado, a segmentação por consciência, o remarketing por etapa, o uso de analytics e dashboards personalizados para medir resultados reais.
A jornada de compra mapeia o caminho que um potencial cliente percorre desde o primeiro contato com sua marca até o momento da compra (ou até além dela). Tradicionalmente, essa jornada é dividida em três estágios principais:
O erro comum é usar a mesma estratégia para todos os públicos, ou começar uma campanha direto no fundo de funil, ignorando as etapas anteriores. Isso gera desperdício de verba e oportunidades perdidas.
Uma campanha por estágio entrega a mensagem certa para a pessoa certa, no momento certo. Veja como adaptar sua estratégia para cada fase:
O objetivo é chamar a atenção e educar sobre o problema.
// Exemplo de evento para medir download de e-book com Tag Manager
gtag('event', 'ebook_download', {
'event_category': 'Top Funnel',
'event_label': 'Guia Completo de Marketing B2B',
'value': 1
});
Neste estágio, o lead busca resolver um problema. É hora de posicionar sua marca como especialista.
Uma planilha prática entregando valor imediato pode qualificar o lead para o fundo de funil em minutos.
O lead está pronto para decidir. Nesta etapa, o foco é provar que sua solução é a melhor opção.
Use estratégias como urgência e exclusividade para ativar gatilhos mentais:
// Exemplo de contador regressivo no Google Ads (campanha BoFu)
{=COUNTDOWN("2024/07/31 23:59:59", "PT24H")}
Se um visitante baixou um material ToFu mas não interagiu mais, você não vai empurrar uma proposta comercial – vai reeducar, engajar e nutrir. Crie audiências personalizadas por tipo de conteúdo e interações usando o GA4 + Tag Manager.
// Exemplo: tag para segmentar visitas a páginas MoFu
gtag('event', 'visit_mofu_page', {
'page_title': 'Comparativo de Plataformas de Marketing',
'page_path': '/conteudos/comparativo-plataformas'
});
Com a estratégia full-funnel implementada, é essencial acompanhar o desempenho por estágio. Um dos grandes diferenciais que entregamos na Beatz é a criação de dashboards personalizados que conectam Analytics, CRM, mídias pagas e dados internos.
Veja um exemplo de estrutura de dashboard por jornada de compra:
Inclusive, usamos Painéis Google Looker Studio com filtros por estágio da jornada
, tag de evento
e origem/campanha
para análises em tempo real.
Para que essa estratégia rode de forma escalável e previsível, integramos automações via CRM, automação de marketing e tags personalizadas no Tag Manager. Também otimizamos toda a base SEO técnico para atrair leads qualificados de forma orgânica de acordo com sua jornada.
<meta name="robots" content="index, follow">
<link rel="canonical" href="https://richardalquati.com.br/otimizacao-por-jornada-de-compra/">
<meta name="description" content="Entenda como otimizar campanhas por jornada de compra. Aborde o funil completo com criatividade, segmentação, remarketing e ações táticas para cada etapa - garantindo maior ROI e performance preditiva.">
Além disso, garantimos a rastreabilidade completa com trackeamento avançado por UTM dinâmicas, disparo de eventos personalizados e monitoramento com alertas via BI para tomada de decisão em tempo real.
Se a sua empresa já investe em tráfego pago e marketing digital, mas sente que os resultados poderiam ser mais consistentes, talvez falte justamente uma visão integrada da jornada de compra. Ao estruturar campanhas por estágio, personalizar criativos, usar remarketing por etapa e integrar seu CRM ao seu modelo de análise, você sai do piloto automático e entra no modo crescimento acelerado com inteligência.
Com mais de 22 anos de experiência, já ajudei dezenas de empresas B2B a multiplicarem seus resultados online com uma abordagem prática, estratégica e